Apenas o grito a assistir à sua extinção.

Wednesday, May 11, 2016

O que é Meditar


Existe um numero curioso de técnicas de meditação.
Meditação zen, zazen, meditação activa, meditação passiva...
Na verdade meditar é um estado, uma condição. Faças tu o que fizeres. Qualquer trabalho pode ser efectuado enquanto meditas. Melhor dizendo, é uma condição, a partir da qual, após a sentires, não voltarás mais à desordem mental antes vivida.

 Meditar, é descobrir o espaço que há entre os pensamentos. E para tal, ao contrario do que muito se crê, não passaremos a dominar os pensamentos. Eles não irão embora, se os mandares embora. E se ficares chateado porque és absorvido por torrentes de pensamentos, ele ainda será pior. E não se pretende negar nada de nós, pois o centro existe como o holos que somos. Negar o pensamento além de incoerente é utópico.

Mas é tudo uma questão de abandono, de deixar de dar atenção aos pensamentos, esse espaço vai abrindo. E ele é cheio, cheio de energia! Ou, podes através do pensamento ir desconstruindo o próprio pensamento e perceber seu limites e condicionamentos...

Por isso, qualquer um pode chegar à iluminação, a qualquer momento! Sem qualquer técnica, ritual, tradição, condição...

Não que o ritual não te possa levar lá... a diferença é, que poderás muito bem, ficar ainda mais aprisionado a um conceito pois nele sentiste verdade... e assim vai mais uma religião... passarás a acreditar que algo exterior à tua existência, te permitiu chegar. E começarás a criar, pois precisas de criar segurança nesse sistema... e não existe sistema que tenha verdade, sendo ele uma prisão do teu pensamento.

Onde não existe liberdade, não há amor, não há verdade.

Sejamos verdadeiros, honestos - sérios... e isso só será possível quando nos despirmos de todas e quaisquer ideias!


 

No comments: